Manutenção preventiva:

Trata-se de atuação realizada de maneira a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho do equipamento, obedecendo a um plano de manutenção preventiva previamente elaborada, baseado em intervalos definidos de tempo, isso é, manutenção baseada no tempo.

Qualquer ativo físico solicitado para realizar uma determinada função estará sujeito a uma variedade de esforços. Estes esforços gerarão fadiga e isto causará a deterioração deste ativo físico reduzindo sua resistência à fadiga. Esta resistência reduzir-se-á até um ponto no qual o ativo físico pode não ter mais o desempenho desejado, em outras palavras, ele pode vir a falhar.

Utilizando dados estatísticos de arquivos ou históricos disponíveis nas empresas procura-se determinar o tempo provável em que ocorrerá a falha, pois sabe-se que esta poderá ocorrer mas não se pode determinar exatamente quando. Pode-se, ainda, reduzir a probabilidade de falhas pelo fato de a manutenção ser programada com antecedência, sendo o ônus desta paralisação substancialmente baixo.

A manutenção preventiva caracteriza-se pelo trabalho sistemático para evitar a ocorrência de falhas procurando a sua prevenção, mantendo um controle contínuo sobre o equipamento. A manutenção preventiva é considerada como o ponto de apoio das atividades de manutenção, envolvendo tarefas sistemáticas tais como: as inspeções, substituição de peças e reformas.

Manutenção corretiva:

Manutenção corretiva não planejada:

Esse tipo de manutenção é caracterizado pela atuação das equipes de manutenção em fatos que já ocorreram, sejam estes fatos desempenhos inferiores ao almejado ou uma falha. Não há tempo para a preparação de componentes e nem de planejar o serviço; isto é, manutenção corretiva não planejada é a correção da falha de modo aleatório a fim de evitar outras consequências. Do ponto de vista do custo de manutenção, esse tipo tem custo menor do que prevenir falhas nos equipamentos. Porém, pode causar grandes.

Manutenção corretiva planejada:

Neste caso, tem-se uma falha ou condição anormal de operação de um equipamento e a correção depende de decisão gerencial, em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra. A decisão de adotar a política de manutenção corretiva planejada pode ser originada com base em vários fatores, tais como: negociação de parada do processo produtivo com a equipe de operação, aspectos ligados à segurança, melhor planejamento dos serviços, garantia de ferramental e peças sobressalentes, necessidade de recursos humanos tais como serviços contratados. Esse tipo de manutenção possibilita o planejamento dos recursos necessários para a intervenção de manutenção, uma vez que a falha é esperada em vários fatores, tais como: negociação de parada do processo produtivo com a equipe de operação, aspectos ligados à segurança, melhor planejamento dos serviços, garantia de ferramental e peças sobressalentes, necessidade de recursos humanos tais como serviços contratados. Esse tipo de manutenção possibilita o planejamento dos recursos necessários para a intervenção de manutenção, uma vez que a falha é esperada.

O que significa manutenção preventiva?

Manutenção Preventiva é um procedimento realizado na impressora com o objetivo de prolongar sua vida útil, conservando seu desempenho e evitando o desgaste das peças.

Como é feita uma manutenção preventiva nas impressoras a jato de tinta?

É feita através de um processo constituído de três etapas: limpeza, lubrificação e regulagem.

Limpeza – É a primeira etapa de uma manutenção preventiva. Para que possa ser realizada uma limpeza de forma precisa a impressora é completamente desmontada, as suas peças são removidas para que possam ser lavadas separadamente, evitando assim que algumas partes fiquem limpas e outras não.

Lubrificação – É a segunda etapa da manutenção preventiva. Após ter feito uma lavagem completa da impressora o próximo passo é remontá-la, lubrificando todas as partes necessárias. Para que haja uma lubrificação adequada utilizamos lubrificantes da mais alta qualidade, desenvolvidos especialmente para impressoras, pois outros tipos de lubrificantes são aderentes à poeira e não é aconselhável a utilização em impressoras.

Regulagem – A regulagem é a terceira e última etapa da manutenção preventiva. Depois de lubrificada a impressora precisa ser regulada, uma vez que suas peças vão se afastando com o passar do tempo.

Por que fazer uma manutenção preventiva na impressora quando ela está imprimindo normalmente?

As impressoras a jato de tinta possuem um recipiente que faz parte de um conjunto denominado kit de limpeza que tem a função de alojar a tinta expelida pelo cartucho no momento da limpeza de seus ejetores. Essa tinta que vai se acumulando no kit de limpeza se não for retirada a tempo, transborda espalhando-se por toda a impressora, o que pode ocasionar danos irreversíveis, tais como a deterioração das placas de circuito impresso (placa lógica). Além da retirada da tinta acumulada no kit de limpeza a manutenção preventiva proporciona um maior desempenho da impressora facilitando a execução das tarefas realizadas diariamente. Fazendo-se a manutenção preventiva com a freqüência necessária diminui-se gradativamente os riscos de danos inesperados.

Quem nunca teve problema com vírus no computador? Infelizmente hoje em dia é raro encontrar usuários que nunca tiveram dores de cabeça por causa de vírus e outros tipos de ameaças encontradas na internet. Mesmo com antivírus e outros aplicativos de segurança instalados no computador, não há como ficar totalmente seguro das pragas que circulam pela rede mundial de computadores.

Se você está desconfiado que seu computador foi infectado, qual a primeira providência a ser tomada? Fazer uma varredura completa com o antivírus! Mas e quando nem isso resolve o problema? Isso é mais comum do que você pode imaginar. A cada dia, dezenas de novos vírus são colocadas na web e nem sempre os antivírus conseguem atualizar os banco de dados antes que seu computador seja infectado.

Caso isso aconteça oferecemos um serviço para a remoção de vírus, cavalos-de-Tróia, spywares e outros códigos maliciosos e softwares indesejados.

O Antivírus com certeza é uma ferramenta de extrema importância em seu computador, é ele que nos livra dos vírus e impede que nossos computadores sejam atacados por eles.

Atualmente há uma série de antivírus disponibilizados na rede e quase todos de forma gratuita, vale à pena procurar um deles e abaixá-lo em seu computador, a fim de protegê-lo e mantê-lo sempre em ordem.

Um computador infectado por um vírus só da dor de cabeça, fica mais lerdo, trava, demora para ligar, enfim, uma série de probleminhas que podem ser facilmente solucionados caso você instale um antivírus de boa qualidade em seu computador.

Caso você não saiba instalar um antivírus ou não saiba qual o mais indicado, peça ajuda a um técnico ou até mesmo a um amigo, enfim, não deixe de instalá-lo, uma pessoa que realmente gosta de seu computador não deixa ele sem antivírus!

Segue abaixo uma lista dos antivírus mais utilizados pelos internautas:

NORTON Antivírus

Avast!

Kaspersky Antivírus

Avira AntiVir Personal

Panda Antivírus

EICAR – The Antivírus.

Se seu sistema operacional atual não é mais adequado ao seu uso, esse serviço oferece instalação profissional da versão do Microsoft® Windows* ou Linux* que melhor atenda às suas necessidades.

Abaixo listamos os procedimentos realizados por nossa equipe:

Cópia dos arquivos antes da formatação, sendo que os arquivos serão indicados pelo usuário e deverão ter tamanho limite de 9GB.
Instalação de sistema operacional
Instalação de drivers
Instalação de antivírus
Instalação de anti-spyware
Configuração de internet
Instalação de aplicativos
Para instalação inicial do seu computador, primeiramente, o técnico fará a verificação do ambiente (análise do local de instalação), e a instalação física dos equipamentos como: cabos de alimentação, teclado, mouse, monitor, impressora, e kit multimídia.
Na sequência inicia-se a instalação do sistema operacional (Windows 98/ME/2000/XP/Vista/Windows 7, Linux, BeOS, Solaris, etc)*.
Se necessário será feita uma cópia para transferência de arquivos de outro computador (PST, OST, catálago de endereços, DBX).
Caso tenha adquirido uma placa mãe, hardware (memória, placa de vídeo, hd, outros), em função de correção de problema ou upgrade do equipamento, também poderá contratar este serviço. Nosso técnico irá instalar, configurar e testar a performance do novo hardware.**
Para sua tranquilidade indicamos e instalamos a melhor solução de segurança na internet (antivírus e anti-spyware) de acordo com o perfil de uso do seu computador. Iremos realizar também a configuração da internet (banda larga, conexão discada ou conexão wireless), e configuração de e-mail, assim os e-mails do seu provedor serão direcionados para o seu Outlook Express ou Microsoft Outlook facilitando o acesso e envio de e-mails.
Se o seu PC está lento ou travando, existem várias formas para otimizar o seu computador, como: diagnóstico e reparo do sistema operacional, atualizações de segurança do sistema operacional, diagnóstico de hardware, substituição de hardware***, diagnóstico e reparo de softwares de mercado, verificação de vírus, spywares e malwares no sistema operacional, limpeza de disco, desfragmentação de disco, utilização de ferramentas para otimização ou formatação do sistema operacional.
E para finalizar é realizado os testes de kit multimídia, funcionalidade, navegação e envio/recebimento de e-mail.

Este serviço abrange a instalação de software do mercado (Microsoft, Adobe, Java, UOL, Macromedia, entre outros.)* e aplicativos adquiridos pelo cliente. Para os softwares de outros fabricantes (Freeware, Shareware e Opensources), os técnicos instalarão seguindo o manual de instrução do software, diagnosticando incompatibilidade e solucionando quando possível. Para os casos em que a incompatibilidade é com o hardware, o técnico irá identificar e indicar a ação necessária para o correto funcionamento. Neste serviço não está incluído o fornecimento dos Softwares e dos aplicativos e só será executado mediante a assinatura do termo de responsabilidade pela procedência pelo cliente.

Nesse serviço orientamos e indicamos a melhor solução. Existem programas que fazem isso automaticamente, podendo ser agendado diariamente, e até mesmo protegendo os arquivos com senha.

Orientamos na execução de uma cópia de backup em DVD*, com arquivos importantes e confidenciais (certificados, fotos de família, trabalhos de escola, arquivos de negócios entre outros).

Indicamos também a melhor solução de backup para os arquivos de dados pessoais, dependendo da necessidade de uso (profissional, estudos, compartilhamento de arquivos com a família e amigos) conciliando a necessidade de acesso e recuperação em qualquer lugar do mundo, quantidade de espaço necessário e outras particularidades.

Se você apagou acidentalmente ou algum vírus excluiu arquivos ou foto não se desespere pois fazemos a recuperação desses dados.

De Pen drives, cartão de memória de câmeras digitais, disquetes e todo tipo de dispositivo de armazenamento reconhecido pelo computador que esteja funcionando normalmente.